Blog

Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neurológico caracterizado por movimentos súbitos, repetitivos, rápidos e indesejados ou sons vocais chamados tiques. A ST é um de um grupo de distúrbios do sistema nervoso em desenvolvimento chamados distúrbios de tiques.

Os tiques vêm e vão ao longo do tempo, variando em tipo, frequência, localização e gravidade. Os primeiros sintomas geralmente ocorrem na infância, entre as idades de 5 e 10 anos, costumeiramente na região da cabeça e pescoço e podem progredir para incluir músculos do tronco e braços e pernas. Os tiques motores geralmente ocorrem antes do desenvolvimento dos tiques vocais e os tiques simples geralmente precedem os tiques complexos.

A maioria das pessoas com ST têm seus piores sintomas de tique no início da adolescência, mas os tiques geralmente diminuem e são controlados ao redor do final da adolescência ou próximo dos 20 anos. Para algumas pessoas, a ST pode ser uma condição crônica, com sintomas que duram até a vida adulta. 

Muitos pacientes não precisam de tratamento quando os sintomas não interferem no cotidiano. Alguns podem ficar livres dos tiques ou não precisar mais de medicação para controlar seus tiques. Em alguns casos, os tiques podem piorar na idade adulta.

O que são tiques motores?

Os tiques motores tem início geralmente na infância e são caracterizados por abalos rápidos ou solavancos, ou movimentos como piscar de olhos ou abalos rápidos da cabeça de um lado para o outro. Ocorrem em episódios durante o dia, com piora em períodos de maior estresse ou cansaço. Vários tiques podem não ser bem percebidos pela pessoa que os tem ou por terceiros. Alguns tiques ocorrem sem aviso, enquanto outros são precedidos por uma sensação ou uma vivência de um desconforto, de difícil descrição, chamado de “tique sensitivo”. Muitas vezes os tiques podem ser suprimidos voluntariamente por breves períodos. Qualquer parte do corpo pode ser afetada, porém são envolvidas mais comumente as regiões da face, pescoço e ombros. Os tiques podem aumentar ou diminuir ao longo do tempo, e serem substituídos por tiques novos. 

Alguns tiques são movimentos mais complexos, como uma expressão facial, ou um movimento de encolher os ombros, que podem ser mal entendidos por outros.

Um tique motor simples é, portanto, qualquer movimento rápido, breve, sem propósito, que ocorra de modo repetitivo (como piscar os olhos excessivamente ou olhar de soslaio)

Um tique motor complexo é qualquer movimento rápido, feito sempre da mesma maneira, semi-intencional, que envolve mais de um agrupamento muscular. Às vezes há mais de

um movimento simultâneo (por exemplo, fazer uma “careta” junto com outros movimentos do corpo, ou um padrão de tiques múltiplos mais orquestrado, com agitação das mãos, careteamento, piscar de olhos e correr as mãos pelo cabelo).

Os tiques podem interromper ou atrapalhar atividades cotidianas, comportamentos habituais ou a fala.

O que são tiques vocais?

São emissões vocais rápidas, curtas, súbitas, repetidas, sem propósito. Podem ser simples, no caso de ações como tossir, pigarrear, fungar, assobiar ou imitar animais, ou complexos (como emissão de sílabas ou  palavras), ou mesmo palavras ou frases de conteúdo rude ou obscenas (coprolalia). A ecolalia também pode ocorrer na ST, e consiste em repetir o que uma outra pessoa disse, logo em seguida.

A síndrome de Tourette pode acompanhar outros problemas neurológicos e comportamentais?

Sim. As condições concomitantes mais comuns incluem:

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), incluindo problemas de concentração, hiperatividade e impulsividade.
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): pensamentos, ideias ou sensações (obsessões) repetitivos e indesejados que fazem com que a pessoa sinta a necessidade de realizar comportamentos repetidamente ou de uma determinada maneira (compulsões). Comportamentos repetitivos podem incluir lavar as mãos, verificar coisas e limpar, e podem interferir significativamente na vida diária.
  • Ansiedade (medo, desconforto ou apreensão sobre uma situação ou evento que pode ter um final incerto).
  • Transtornos de aprendizagem, como problemas de leitura, escrita e aritmética, não relacionados à inteligência.
  • Questões comportamentais ou de conduta, incluindo comportamentos socialmente inadequados, agressão ou raiva.