O que é a Demência com corpos de Lewy?

A demência por corpos de Lewy (DCL) é o segundo tipo mais comum de demência progressiva após a doença de Alzheimer.

LBD não é uma doença rara. Como os sintomas da DCL podem se assemelhar a outros distúrbios mais comumente conhecidos, como a doença de Alzheimer, infelizmente é amplamente subdiagnosticada, e confundida com outros diagnósticos médicos.

Os sintomas mais comuns de DCL incluem:

• Pensamento prejudicado, como perda da função executiva (planejamento, processamento de informações), memória ou capacidade de entender informações visuais.
  • Flutuações na cognição (capacidade de raciocínio), atenção ou estado de alerta;
  • Problemas com o movimento, incluindo tremores, rigidez, lentidão e dificuldade em andar
  • Alucinações visuais (ver coisas que não estão presentes)
  • Distúrbios do sono, como encenar os sonhos durante o sono (transtorno comportamental do sono REM)
  • Sintomas comportamentais e de humor, incluindo depressão, apatia, ansiedade, agitação, delírios ou paranóia
  • Alterações nas funções autonômicas do corpo, como controle da pressão arterial, regulação da temperatura e função da bexiga e do intestino.

O reconhecimento precoce, diagnóstico e tratamento da DCL podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes: a DCL pode afetar as habilidades cognitivas de um indivíduo, funções motoras e/ou capacidade de completar as atividades da vida diária. O tratamento deve ser sempre monitorado por um médico e pode incluir: terapias farmacológicas e outras, exercícios, dieta, hábitos de sono, mudanças de comportamento e rotinas diárias.