Blog

O que é a atrofia de múltiplos sistemas?

A atrofia de múltiplos sistemas, ou AMS, é uma condição neurológica crônica degenerativa rara que afeta homens e mulheres, geralmente começando aos redor dos 50 ou início dos 60 anos. A AMS é considerada um tipo de parkinsonismo, mas com efeitos mais generalizados no cérebro e no corpo. 

A condição foi identificada pela primeira vez em 1962 e denominada síndrome de Shy-Drager por dois médicos que relataram pacientes que apresentavam uma combinação de distúrbios de movimento semelhantes a Parkinson e problemas com a parte autonômica do sistema nervoso.

AMS- forma parkinsoniana (AMS-P) gera sintomas similares ao Parkinson, incluindo uma lenta, marcha arrastada, músculos rígidos, fala arrastada e falta de expressão facial. 

Pacientes também pode desenvolver tremores, mas eles tendem a ser diferentes dos tremores clássicos da doença de Parkinson

AMS-Cerebelar ou AMS-C é caracterizada pela perda progressiva de coordenação e

equilíbrio; funções controladas pela área do cérebro conhecido como cerebelo. Também pode ocorrer fala arrastada e problemas de deglutição.

A Disautonomia na MSA leva a problemas deregulação da frequência cardíaca, pressão arterial, respiração, digestão e outras funções de órgãos internos

Os pacientes podem ficar tontos ou desmaiar quando se sentam ou levantam; uma condição conhecida como hipotensão ortostática neurogênica.

Perda do controle da bexiga ou do intestino, sudorese excessiva, impotência sexual em homens e distúrbios do sono, incluindo apnéia do sono, e transtorno comportamental do sono REM (movimentos agitados durante o sono, como se estivesse encenando os próprios sonhos) também ocorrem.

Como o diagnóstico é feito?

Os médicos levam em consideração uma combinação de sintomas na anamnese (entrevista), exame físico e exames laboratoriais para avaliar a sistema motor, coordenação e função do sistema nervoso autonômico para chegar a um diagnóstico provável.

Fonte: www.multiplesystematrophy.org (Multiple System Atrophy Coalition)