Blog

Instabilidade postural na doença de Parkinson: problemas com equilíbrio e maior risco de quedas

O que é a instabilidade postural?

É a incapacidade de manter equilíbrio devido à perda de reflexos posturais, especificamente, reflexos de equilíbrio, com adoção de uma postura fletida do tronco e dificuldades com o controle da rotação do tronco.

Quais são os reflexos posturais?

Os reflexos posturais são responsáveis pela manutenção subconsciente da postura do corpo quando o movimento e a posição do corpo são alterados (quando há um desafio de mudança postural rápida). Eles garantem que o corpo permaneça ereto e alinhado. São os efeitos da gravidade no corpo que desencadeiam sua resposta.

Os reflexos posturais nos ajudam em situações como sentar e ficar de pé, andar, mudar de direção ao caminhar, e correr. Permitem que a um indivíduo responda a uma mudança de seu centro de gravidade, mantendo o corpo alinhado e a postura no espaço. 

Como prevenir quedas?

A melhor abordagem é começar a se exercitar o mais precocemente possível e fazer o possível para manter uma boa postura. Está comprovado que o exercício melhora a marcha e o equilíbrio e reduz o risco de quedas.

Além do exercício, a fisioterapia precoce também é uma boa ideia. Você não precisa esperar até ter problemas para começar! Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a desenvolver um planejamento geral de exercícios e ensinar exercícios específicos para manter e melhorar o equilíbrio e a postura.

Dicas para prevenir quedas:

Algumas dicas básicas ajudar a garantir que sua casa seja segura e acessível:

– Remova os tapetes.

– Mantenha as áreas bem iluminadas; use iluminação noturna quando necessário.

– Instale barras de apoio no banheiro.

– Instale corrimãos em todas as escadas.

– Deixe a casa organizada, evite deixar objetos no chão e garanta espaços amplos para caminhar.

– Evite cadeiras com rodinhas.

É útil inspecionar cômodo por cômodo de sua casa e fazer os ajustes necessários para criar um ambiente doméstico mais seguro.