Blog

Estimulação Cerebral Profunda tem eficácia comprovada no tratamento do TOC

Técnica de Estimulação Cerebral Profunda tem eficácia comprovada no tratamento do TOC.

Cientistas concluem que a técnica beneficia pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo que não respondem ao tratamento padrão. 

Um artigo de revisão de 34 estudos, publicado no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry, mostrou que a Estimulação Cerebral Profunda (ECP ou DBS), pode reduzir pela metade os sintomas de TOC grave. Dois terços dos pacientes relataram melhora substancial passados dois anos do implante.

A terapia de Estimulação Cerebral Profunda, ou Deep Brain Stimulation (DBS), é considerada efetiva, ajustável e reversível. A técnica consiste no implante de eletrodos em áreas profundas do cérebro para regular impulsos elétricos anormais. Eles ficam conectados a um neuroestimulador (gerador de pulsos) colocado sob o couro cabeludo ou abaixo da clavícula. A programação da intensidade dos estímulos é feita periodicamente com um pequeno aparelho eletrônico que o profissional de saúde aproxima do neuroestimulador.

Desde 2012, a clínica NA Neurologistas Associados utiliza a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (Estimulação Cerebral Profunda), no tratamento de pacientes com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Essa terapia vem demonstrando abordagem bem-sucedida, reduzindo pela metade os sintomas de TOC grave e TOC refratário, comprovando evidências sobre a eficácia do tratamento.
Já existe uma forma de aprovação da FDA nos EUA (isenção de dispositivo humanitário) e na Europa. A terapia é apoiada por evidências de alto nível de vários ensaios bem elaborados.

A NA Neurologistas Associados é uma clínica tradicional e conceituada, com mais de dez anos de existência, criada pelo Dr. Nasser Allam; Doutor em Neurociências pela Universidade de Brasília, em parceria com outros médicos especialistas, neurologistas e neurocirurgiões. Possuímos também neuropediatra, para o atendimento infanto-juvenil especializado.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/09/5038193-estimulacao-cerebral-tem-eficacia-atestada-em-pessoas-com-toc.html