Estimulação cerebral profunda Deep Brain Stimulation (DBS)

O que é?

A estimulação cerebral profunda (DBS) é um tratamento para a doença de Parkinson (DP) que pode ajudar certos pacientes. É uma terapia indicada particularmente quando os medicamentos não funcionam bem o suficiente para obter uma boa qualidade de vida.

Neste tratamento, uma pequena corrente elétrica (da ordem de miliAmperes – mA) é usada para estimular áreas profundas do cérebro que controlam o movimento. A estimulação altera a atividade das células cerebrais de uma forma que ajuda a aliviar os sintomas da DP. A estimulação elétrica vem de um sistema de DBS, que é implantado no corpo durante uma cirurgia.

Fatos importantes sobre a terapia com estimulação cerebral profunda (Deep brain stimulation – DBS)

A terapia com DBS provou ser um tratamento eficaz e seguro para o tratamento dos sintomas da doença de Parkinson. O tratamento com DBS não pode curar a DP ou alterar a progressão da doença, mas pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Quais sintomas da doença de Parkinson podem melhorar com o implante de do estimulador cerebral profundo?

Sua equipe de saúde pode recomendar a terapia com DBS se você tiver sintomas incapacitantes da DP, incluindo:

• Tremor – oscilação descontrolada e rítmica dos braços, pernas, rosto ou cabeça

• Rigidez – articulações rígidas ou inflexíveis nos braços e pernas

• Movimentos lentos

A DBS pode ajudar se você tiver problemas relacionados ao regime de medicamentos para DP, que interfiram nas atividades diárias, como:

Discinesia – movimento involuntário, irregular, semelhante a uma contorção ou a uma dança, que geralmente acontece no pico do efeito dos remédios;

Flutuações motoras – períodos “OFF” frequentes ou repentinos quando a medicação pára de melhorar seus sintomas motores, ou seja, um período do dia em que os sintomas parkinsonianos voltam.

Como o tratamento com DBS funciona?

1. Você passará por uma cirurgia para colocar as 3 partes do sistema DBS dentro do seu corpo. Isso é feito por um neurocirurgião e sua equipe.
  2. Várias semanas após a cirurgia, seu gerador de impulsos será ligado. Ele cria impulsos elétricos e os envia ao longo dos fios de extensão até os eletrodos. A ponta dos eletrodos fornece os impulsos elétricos para a área alvo em seu cérebro. Isso estimula a região alvo sem danificar o cérebro.
  3. O seu equipamento será programado para lhe dar os melhores resultados. Isso significa queos impulsos elétricos serão ajustado para uma configuração que melhor alivie seus sintomas, com o mínimo de efeitos colaterais possível.

Quais são os alvos para o DBS no cérebro?

As áreas-alvo para o implante do eletrodo são pequenas partes do cérebro envolvidas em gerar e controlar os  movimentos. As 3 principais áreas-alvo são:

1. núcleos subtalâmicos,
  2. globos pálidos internos e
  3. tálamo

Benefícios

• A cirurgia de DBS pode aliviar os sintomas específicos da DP, dependendo da área do cérebro que é estimulada.

•  Com menos sintomas você pode se movimentar melhor, realizar as atividades diárias com mais facilidade, ganhar independência e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da cirurgia de DBS variam, dependendo da área do cérebro que é estimulada. Muitos efeitos colaterais podem ser evitados ou reduzidos ajustando as configurações do seu sistema DBS.

A cirurgia é feita em um lado ou dos dois lados do cérebro?

Geralmente a cirurgia de DBS é feita em ambos os lados (cirurgia bilateral).

A maioria dos pacientes faz cirurgia bilateral porque a DP acaba afetando ambos os lados do corpo. Eletrodos são colocados em ambos os lados do cérebro para ajudar os sintomas em ambos os lados do corpo. Os dois eletrodos são estimulados pelo mesmo gerador de impulsos, implantado embaixo da pele, em uma posição abaixo da clavícula.

Como se decide que esta terapia é adequada para mim?

Cada pessoa com Parkinson é única e o DBS pode não ajudar todos. Sua equipe de saúde o ajudará a decidir se o DBS é uma boa opção para você.

Os pacientes que mais se beneficiam da cirurgia são aqueles que:

• Apresentam sintomas de Parkinson há pelo menos quatro anos

• Têm flutuações do efeito do medicamento ou discinesias

• Têm tremor que não responde as medicamentos.

• Têm uma boa resposta aos medicamentos para DP, especialmente levodopa

• Já tentaram outros medicamentos para DP sem resultados benéficos ou suficientes

• Apresentam sintomas de DP que interferem significativamente em suas atividades diárias

Para reunir todas as informações necessárias para tomar essa decisão, você fará exames e consultas com alguns membros da equipe de saúde. Estas consultas fazem parte de um protocolo de avaliação de elegibilidade para a cirurgia. Esse protocolo inclui consultas com neurologista, neurocirurgião, avaliação neuropsicológica e exame de neuroimagem (ressonância magnética). Sempre traga um familiar ou acompanhante a todas essas avaliações.

Você pode ler mais a respeito deste protocolo de avaliação no item “Avaliação pré-operatória para DBS na doença de Parkinson”