Como a Síndrome de Tourette é diagnosticada?

Para diagnosticar a síndrome de Tourette, o neurologista  infantil ou de adultos) procura pelas seguintes características:

• Presença de tiques motores e vocais que ocorrem várias vezes ao dia, todos os dias ou intermitentemente por pelo menos 1 ano.
  • Início dos tiques antes dos 18 anos.
  • Os tiques não podem ser causados por medicamentos, outras substâncias ou condições médicas.

Como é feito o tratamento?

Como os sintomas de tique podem ser leves e não interferir no dia-a-dia, algumas pessoas com ST não precisam de tratamento com medicamentos. Existem medicamentos eficazes e outros tratamentos (psicoterapia comportamental) para pessoas cujos sintomas interfiram no funcionamento cotidiano.

• Medicamentos que bloqueiam a dopamina (medicamentos que podem ser usados ​​para tratar distúrbios psicóticos e não-psicóticos) são os medicamentos mais consistentemente úteis para suprimir os tiques (por exemplo, haloperidol e pimozida). Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e devem ser cuidadosamente administrados por um médico ou profissional de saúde
  • Agonistas alfa-adrenérgicos como clonidina. Esses medicamentos são usados ​​principalmente para hipertensão (pressão alta), mas também são usados ​​no tratamento de tiques. Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e devem ser cuidadosamente administrados por um médico ou profissional de saúde.
  • Medicamentos estimulantes, como metilfenidato e dextroanfetamina, podem diminuir os sintomas de TDAH em pessoas com ST sem causar tiques mais graves.
  • Antidepressivos, especificamente, inibidores da recaptação de serotonina (clomipramina, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina e sertralina) têm se mostrado eficazes em algumas pessoas para controlar os sintomas de depressão, TOC e ansiedade.

Outros tratamentos incluem:

Terapias comportamentais, como treinamento de conscientização e treinamento de resposta competitiva, podem ser usadas para reduzir os tiques.  Uma terapia chamada Intervenção Comportamental Abrangente para Tiques também tem sido utilizada. Nessa terapias, uma das intervenções é um treinamento para se mover voluntariamente em resposta a um desejo premonitório. A psicoterapia, em geral, também pode ajudar uma pessoa com TS a lidar melhor com o transtorno e lidar com os problemas sociais e emocionais secundários que às vezes ocorrem.