Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O que é o AVC?

O acidente vascular cerebral, popularmente chamado de “derrame”, ocorre quando o fluxo sanguíneo para parte do cérebro é subitamente interrompido (geralmente por um coágulo) ou quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe, espalhando sangue nos espaços entre os neurônios. Neurônios morrem quando não podem mais receber o oxigênio ou os nutrientes trazidos pelo sangue ou quando há um súbito sangramento dentro ou em torno do cérebro.

Quais são os sintomas?

Os sintomas do AVC incluem: súbita fraqueza ou dormência, especialmente envolvendo um só lado do corpo; confusão, dificuldade de falar ou de entender o que falam, também de início súbito; dificuldade súbita de enxergar com um ou ambos os olhos; súbita dificuldade de caminhar, com desequilíbrio e vertigem, ou com perda da coordenação motora; ou súbita dor de cabeça intensa sem causa aparente. Há duas formas de AVC: isquêmico  quando há o bloqueio de uma artéria que irriga o cérebro; e o hemorrágico, quando há um sangramento no parênquima cerebral ou em torno dele.

Existe tratamento?

Geralmente há três etapas no tratamento do AVC: a prevenção, o tratamento imediatamente após o evento (na chamada fase aguda), e a reabilitação pós-AVC. As terapias para prevenir o primeiro AVC ou AVCs que se repetem são baseadas em tratar os fatores de risco individuais, como a hipertensão arterial sistêmica, a fibrilação atrial, e o diabetes mellitus. Tratamento na fase aguda (ou seja, nas primeiras horas de início dos sintomas, enquanto o AVC está ainda acontecendo) tentam interromper a sua progressão por dissolver ou retirar mecanicamente o coágulo sanguíneo que está causando o AVC ou parar um sangramento que esteja em curso, por exemplo, pela ruptura de um aneurisma.

A reabilitação pós-AVC ajuda os indivíduos a recuperarem as incapacidades que resultam de sequelas do derrame e geralmente envolve uma equipe multidisciplinar, com fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

O tratamento medicamentoso é o mais comum após o AVC. A classe de fármacos mais popular utilizada para prevenir ou tratar novos eventos vasculares cerebrais são os antitrombóticos (antiplaquetários e anticoagulantes) e os trombolíticos.

O que esperar após um AVC? Qual o prognóstico?

Apesar do AVC ser uma doença do cérebro, pode afetar o corpo todo. Uma incapacidade comum após o AVC é a paralisia completa de um lado do corpo, chamada de hemiplegia. Uma incapacidade não tão intensa quanto a hemiplegia é a fraqueza de um lado

corporal, chamada de hemiparesia. O acidente vascular cerebral pode também causar problemas de raciocínio, alerta, atenção, aprendizagem, julgamento e memória. Sobreviventes de AVC frequentemente têm problemas cognitivos ou de linguagem, com dificuldade de entender ou formar frases. Um AVC pode levar também a problemas emocionais, como dificuldade em controlar emoções ou expressão de emoções inapropriadas. Muitos pacientes apresentam depressão. Outros podem ter dormências ou dor de padrão neuropático.

A recorrência do AVC é comum, 25% das pessoas que se recuperaram do primeiro AVC podem apresentar outro em até 5 anos. Daí vem a necessidade de estabelecer uma terapia preventiva eficiente.