Avaliação pré-operatória para DBS na doença de Parkinson

Quem são os profissionais que participam da sua avaliação pré-operatória e suas funções?

Equipe de neurologia

• Avalia você e seu tratamento antes e depois da cirurgia.

• Faz o teste da levodopa.
  • Reúne as informações coletas para discussão em equipe

• Monitora e ajusta sua estimulação e medicamentos depois de você fazer cirurgia.

Neuropsicólogo(a)

• Avaliá-lo antes da cirurgia e geralmente te avalia novamente um e cinco anos após a cirurgia, ou quando necessário, com o fim de avaliar seus sintomas cognitivos e comportamentais

Neurocirurgiões

• Avalia você antes da cirurgia e cuida de você durante a cirurgia.

• Você poderá visitar seu neurocirurgião algumas vezes após a cirurgia e sempre que seu gerador de impulsos precisar ser trocado.

Psiquiatra

• Avalia você e cuida da sua saúde mental antes da cirurgia e, conforme necessário, após a cirurgia.

Quais são os componentes da sua avaliação de elegibilidade para cirurgia de DBS?

Imagem de Ressonância Magnética (RM) do cérebro

• A ressonância magnética usa um forte campo magnético para criar imagens detalhadas do seu cérebro.Essas imagens ajudam a equipe de saúde a tomar decisões sobre o melhor tratamento e planejar a colocação dos eletrodos.

Avaliação neurológica

Durante esta visita, os médicos ou enfermeiros irão:

• Avaliar seus sintomas de DP para ver o quanto seu corpo e movimentos estão

afetados

• Discutir os fatores que ajudam a determinar se a cirurgia é a opção certa de tratamento para você. Isso inclui seu histórico de saúde e se você tem suportee apoio de familiares e amigos.

Avaliação neuropsicológica

Durante estas visitas, o Neuropsicólogo irá:

• Avaliar sua memória, capacidade de resolução de problemas, concentração, percepção e linguagem. Isso é feito com muitos testes ao longo de várias horas, geralmente divididas em 2 a 6 sessões de testagem. Você será solicitado a fazer tarefas como responder a perguntas, copiar ou escrever coisas e lembrar de palavras e objetos.

• Dar-lhe feedback sobre seu desempenho nesses testes.

Avaliação psiquiátrica

Durante esta visita, o(a) psiquiatra avaliará sua saúde mental e o risco de desenvolver problemas como depressão ou ansiedade após a cirurgia de DBS.

• O(a) Psiquiatra lhe dirá se você está em risco e lhe fará recomendações e orientações

Teste de estímulo com levodopa

Durante este teste, um dos profissionais irá:

• Avaliar e gravar seus sintomas antes de tomar Levodopa (período OFF), e

• Depois de tomar Levodopa (período ON).

O teste pode levar cerca de 2 a 3 horas. Este teste mostra a gravidade dos seus sintomas e quão bem eles respondem à levodopa. Essas informações ajudam a equipe de saúde a prever melhor como você pode responder ao DBS.

Ao se preparar para este teste, você deve suspenderas todas as medicações para o Parkinson por 6 a 12 horas. As instruções serão dadas a você assim que o teste for marcado.

Reunião da equipe multiprofissional

Como é decidido  se a cirurgia de DBS é uma boa escolha para mim?

Depois que as avaliações de elegibilidade para cirurgia forem feitas, a equipe de profissionais d saúde vai:

• Revisar os resultados e laudos de suas avaliações

• Discutir se sua condição e demandas podem ser ajudadas pela cirurgia de DBS

• Discutir qual tipo de cirurgia seria a melhor para você